Proposta de elaboração do orçamento de vendas por meio do diagnóstico de custos

Autores

  • Cláudia Hernandez Crispim
  • Éder da Silveira de Almeida
  • FABIANO MAURY RAUPP
  • Marcus Tomazi

Palavras-chave:

Estudo de caso

Resumo

Adequações das empresas ao mercado fortemente competitivo são freqüentes em todas as etapas do ciclo operacional. Este fato exige das empresas instrumentos gerenciais que possam auxiliar o processo decisório no momento em que tais mudanças são realizadas. Considerando que, em muitos segmentos, o mercado estipula os preços de venda de bens e serviços, as empresas possuem, basicamente, duas alternativas para promoverem adequações na lucratividade: ou trabalham com menores margens de lucro ou reduzem os custos/despesas. Para reduzir custos/despesas é necessário reconhecer, analisar e manter o controle dos gastos incorridos na organização. O artigo tem por objetivo analisar a elaboração do orçamento de vendas por meio do diagnóstico de custos. Assim, inicialmente, faz uma incursão teórica no orçamento de vendas e na importância do diagnóstico de custos. Em seguida, apresenta os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa. Na seqüência, faz a descrição e análise de dados, com ênfase nas etapas que compõem a proposição do orçamento de vendas por meio do diagnóstico de custos em um caso real, além de apresentar as conclusões do estudo.

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Como Citar

Crispim, C. H., de Almeida, Éder da S., RAUPP, F. M., & Tomazi, M. Proposta de elaboração do orçamento de vendas por meio do diagnóstico de custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1651

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços