Proposta de elaboração do orçamento de vendas por meio do diagnóstico de custos
Palavras-chave:
Estudo de casoResumo
Adequações das empresas ao mercado fortemente competitivo são freqüentes em todas as etapas do ciclo operacional. Este fato exige das empresas instrumentos gerenciais que possam auxiliar o processo decisório no momento em que tais mudanças são realizadas. Considerando que, em muitos segmentos, o mercado estipula os preços de venda de bens e serviços, as empresas possuem, basicamente, duas alternativas para promoverem adequações na lucratividade: ou trabalham com menores margens de lucro ou reduzem os custos/despesas. Para reduzir custos/despesas é necessário reconhecer, analisar e manter o controle dos gastos incorridos na organização. O artigo tem por objetivo analisar a elaboração do orçamento de vendas por meio do diagnóstico de custos. Assim, inicialmente, faz uma incursão teórica no orçamento de vendas e na importância do diagnóstico de custos. Em seguida, apresenta os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa. Na seqüência, faz a descrição e análise de dados, com ênfase nas etapas que compõem a proposição do orçamento de vendas por meio do diagnóstico de custos em um caso real, além de apresentar as conclusões do estudo.Downloads
Como Citar
Crispim, C. H., de Almeida, Éder da S., RAUPP, F. M., & Tomazi, M. Proposta de elaboração do orçamento de vendas por meio do diagnóstico de custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1651
Edição
Seção
Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços