Custos da Qualidade: a experiência de um restaurante potiguar no Programa Turismo Melhor

Autores

  • Adriana Fernandes de Vasconcelos
  • Aneide Oliveira Araujo
  • Claudia Gomes Graciano
  • Valdério Freire de Moraes Júnior

Palavras-chave:

Programa Turismo Melhor

Resumo

Custos da qualidade geralmente estão relacionados a: prevenção, falhas internas, falhas externas e inspeção. Esses custos devem ser gerenciados, para auxiliar as empresas que têm buscado a implementação de programas de qualidade, com o intuito de melhorar seus produtos e serviços, bem como para aumentar seus lucros. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar os custos de qualidade de um restaurante potiguar localizado na cidade do Natal, que aderiu ao Programa Turismo Melhor em 2006. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa sobre a mensuração dos custos de qualidade com base no período fornecido: janeiro de 2006 a maio de 2007. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada bem como de relatórios contábeis e tratados estatisticamente para verificação das relações existentes entre as variáveis que integram os custos da qualidade da empresa. Os resultados mostram que aderir ao selo trouxe benefícios à entidade, pela redução efetiva de falhas percebidas no primeiro semestre de 2007, fixação em um mercado cada vez mais competitivo e melhores condições de trabalho. Por fim, a análise dos custos evidenciou quanto os gastos efetuados em relação à qualidade beneficiaram a organização.

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Como Citar

de Vasconcelos, A. F., Araujo, A. O., Graciano, C. G., & Júnior, V. F. de M. Custos da Qualidade: a experiência de um restaurante potiguar no Programa Turismo Melhor. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1656

Edição

Seção

Custos da Qualidade