UMA REFLEXÃO SOBRE A FILOSOFIA DO TARGET COSTING NO CONTEXTO HISTÓRICO ATUAL

Autores

  • Evandir Megliorini
  • Welington Rocha

Palavras-chave:

custos

Resumo

O modelo competitivo vigente até os anos 1980 permitiu à maioria das empresas determinar os preços de seus produtos baseados em custos, os quais resultavam das funções de engenharia, aspectos e desempenhos determinados pelas próprias empresas. A partir desta época, inicia-se um processo acelerado de desenvolvimento que resulta na oferta de produtos com a incorporação de atributos e melhorias funcionais aliados ao fato de os consumidores passarem a ser consultados sobre o quanto estavam dispostos a pagar. Adequado a esse ambiente surge o target costing, cuja filosofia básica é a de que o custo deixa de ser o fator preponderante na determinação dos preços dando lugar às forças de mercado. Esta perspectiva permanece, ainda hoje, em um contexto histórico em que as empresas evoluíram para avançados sistemas de informações, tornando possível identificar preferências e comportamentos dos consumidores, o que lhes permite desenvolver funções, aspectos e desempenhos para novos produtos. Este trabalho discute o contexto histórico do real papel dos custos na formação do preço, concluindo pela necessidade de uma reflexão diferente sobre a filosofia do target costing. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica com enfoque qualitativo.

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Como Citar

Megliorini, E., & Rocha, W. UMA REFLEXÃO SOBRE A FILOSOFIA DO TARGET COSTING NO CONTEXTO HISTÓRICO ATUAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1717

Edição

Seção

Desenvolvimentos teóricos em custos