GESTÃO DE CUSTOS: UMA ANÁLISE A SER REALIDADE NO MUNICÍPIO DE JAPARATUBA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (2002-2005)

Autores

  • SONIA MAGNA MOURA DELMONDES FREITAS
  • JOSE LEONCIO DELMONDES PEREIRA FREITAS

Palavras-chave:

Japaratuba

Resumo

Com a atual velocidade de mudanças nas políticas econômicas e a crescente exigência de eficiência no tocante a utilização de recursos financeiros, é de fundamental importância à implementação de mecanismos que possibilitem um controle de custos e orçamentos, uma medição de performance concreta para mensurar o desempenho da gestão administrativa-financeira. Observar-se que, em relação ao aspecto da eficiência na aplicação de recursos públicos, o conhecimento de custos torna-se cada vez mais importante numa econômica globalizada. A escola, o governo e as entidades com ou sem fins lucrativos, tem a necessidade de inovar e agir estrategicamente. Porém pensar em estratégica é necessário transpor a barreira do velho e tradicional paradigma de buscar somente situações de curto prazo. O governo quando lança um programa tem como meta a superação de todos os obstáculos e o sucesso do mesmo. Definindo na legislação os recursos e sua aplicação, sem, contudo levar em consideração a necessidade de cada lugar. Conhecer o custo real do aluno no Programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA no município de Japaratuba - SE possibilitará ao gestor um melhor gerenciamento destes recursos, bem como fornecerá subsídios para negociar junto ao governo federal melhores formas de aplicação dos mesmos e o valor ideal e necessário para atender a sua demanda, uma vez que será analisando os recursos aplicados e elaborada uma matriz de custeio procurando desenhar o ponto de equilíbrio entre recursos e numero de alunos ideal. Proporcionando com isto uma transparência, conforme exigi a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Downloads

Como Citar

FREITAS, S. M. M. D., & FREITAS, J. L. D. P. GESTÃO DE CUSTOS: UMA ANÁLISE A SER REALIDADE NO MUNICÍPIO DE JAPARATUBA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (2002-2005). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1757

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental