AVALIANDO A PERFORMANCE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS ATRAVÉS DE ÍNDICE DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

Autores

  • Fátima de Souza Freire
  • RAIMUNDO FREIRE FIILHO

Palavras-chave:

Responsabilidade social

Resumo

O objetivo principal do trabalho é propor um índice de responsabilidade sócio-ambiental (IRES) a partir do qual se possam analisar as ações e estratégias das empresas brasileiras. Informações sobre indicadores sociais internos, indicadores sociais externos, investimentos ao meio-ambiente, número de pessoas com mais de 45 anos e número de portadores de deficiência física são utilizados para a geração do IRES. O esquema dado ao IRES possibilitou a realização de um ranking entre os que geraram as melhores e as maiores ações sócio-ambientais. O presente trabalho tem ainda os seguintes objetivos: identificar quais são as principais ações sociais realizadas pelas empresas; verificar se existe correlação entre os resultados do IRES e os resultados operacionais (faturamento, por exemplo). Questionou-se saber se a alta incidência no IRES em determinadas empresas não necessariamente é conseqüência de seus resultados operacionais. As ações sociais das empresas independem do seu porte e de seu faturamento? A performance sócio-ambiental de 73 empresas foi analisada, tomando-se como base os resultados de variáveis extraídas dos balanços sociais, submetidos ao Ibase em 2001 a 2004. O modelo do Ibase foi utilizado porque apresenta informações econômico-financeiras, sociais e ambientais da empresas. Com base no IRES foi possível examinar a evolução das políticas sócio-ambiental das empresas.

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Como Citar

Freire, F. de S., & FIILHO, R. F. AVALIANDO A PERFORMANCE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS ATRAVÉS DE ÍNDICE DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1782

Edição

Seção

Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social