ACIDENTES DE TRABALHO NO HOSPITAL ANCHIETA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE SUAS CARACTERÍSTICAS A PARTIR DA ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS (CLUSTERS)
Palavras-chave:
Contabilidade de CustoResumo
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que mensura, registra e relata informações sobre custos e sua utilização agrega valor às informações contábeis e às decisões a serem tomadas pelos gestores das empresas. Dos benefícios pagos pelo Ministério da Previdência Social no mês de dezembro de 2005, mais de R$ 330 milhões foram destinados às aposentadorias, pensões e auxílios relativos aos acidentes de trabalho. Considerando que o setor hospitalar possui elevado risco de acidente de trabalho e que o mapeamento dos custos inerentes a este tipo de afastamento é necessário para as empresas, o objetivo deste artigo é identificar características dos acidentes do trabalho no Hospital Anchieta Ltda e o que a contabilidade de custos poderá auxiliar na gestão desses custos. Conclui-se que a utilização da contabilidade de custos e de métodos quantitativos por meio da análise de agrupamentos (clusters) é possível identificar, mensurar e descrever as causas e respectivos custos incorridos pela empresa, o que pode permitir uma gestão mais efetiva desses valores.Downloads
Como Citar
PORTO, S. S. S., & JÚNIOR, I. J. D. N. ACIDENTES DE TRABALHO NO HOSPITAL ANCHIETA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE SUAS CARACTERÍSTICAS A PARTIR DA ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS (CLUSTERS). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1868
Edição
Seção
Aplicação de Modelos Quantitativos na Gestão de Custos