ASPECTOS CONCEITUAIS DO EFEITO DA AMORTIZAÇÃO DE MARCAS NO RESULTADO DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Luciano de Castro Garcia Leão

Palavras-chave:

Amortização

Resumo

Embora presentes há muito tempo nas negociações e nas trocas, observa-se, no cenário atual, o crescimento do interesse pelas marcas controladas pelas empresas e o que estas representam em termos competitivos. Afinal, para muitas firmas que controlam uma marca respeitada, é ela que representa a chave para uma vantagem competitiva sustentável. Implicitamente, assiste-se ao interesse estratégico das empresas de reduzir a primazia do preço na decisão de compra e acentuar - via marca - as bases de diferenciação. Contudo, em que pese sua crescente importância no mundo dos negócios, a presença da marca nas demonstrações contábeis pode vir a representar uma caricatura grosseira deste fator de produção, bem como de sua relevância em influenciar o comportamento do consumidor e o desempenho empresarial, e fornecer informações insatisfatórias para o gerenciamento de um recurso econômico fundamental. Em particular, questiona-se: a adoção de valores de entrada ou valores de saída para a marca impacta os resultados divulgados pelas organizações? Levantada tal questão, este artigo pretende discutir, de modo exploratório, se - em decorrência da adoção alternativa de valores de entrada ou valores de saída para a marca - os diferentes métodos de amortização de seu valor devem (ou não) gerar diferenças (presumivelmente não desprezíveis) na posição dada pelas demonstrações contábeis, em geral, e, em especial, pela demonstração de resultados do exercício.

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Como Citar

Leão, L. de C. G. ASPECTOS CONCEITUAIS DO EFEITO DA AMORTIZAÇÃO DE MARCAS NO RESULTADO DAS ORGANIZAÇÕES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1875

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual