A importância da estruturação dos custos e preços básicos de produtos no processo decisório em micros, pequenas e médias empresas: um estudo de caso na indústria de calçados em Campina Grande-PB
Palavras-chave:
Preços Básicos de ProdutosResumo
O presente artigo trata de um estudo realizado na Indústria e Comércio de Calçados Hawai, em Campina Grande-Pb, através do qual buscou-se implantar meios para formação de custos e preços básicos de produtos que possibilite aos gestores daquela organização uma visualização mais aprofundada desse contexto, à qual possa vir a apoiá-los em importantes tomadas de decisões relativas a receitas de vendas, atendendo, assim, aos objetivos empresariais, tendo, portanto, um referencial adequado para tão importantes resoluções. O trabalho teve como objetivo geral implantar dados atinentes à formação dos custos e preços básicos de produtos, através da consecução dos seguintes objetivos específicos: elaborar os fluxogramas do processo de fabricação de produtos; levantar os tempos-padrões de fabricação de produtos; estruturar os itens de custos e despesas indiretas de produtos; elaborar o custo do pessoal direto; calcular o custo de materiais diretos de produtos; determinar o preço básico de venda de produtos. Através de pesquisa bibliográfica e da metodologia de estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, buscou-se fazer um levantamento das informações e dados necessários à elaboração de planilhas eletrônicas de custos e de formação de preço básico de produtos, resultantes em um relatório final essencial ao processo decisório empresarial.Downloads
Como Citar
Alves, J. S., Rocha, J. S., & Almeida, S. F. A importância da estruturação dos custos e preços básicos de produtos no processo decisório em micros, pequenas e médias empresas: um estudo de caso na indústria de calçados em Campina Grande-PB. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1876
Edição
Seção
Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas