A importância dos custos e da formação do preço básico do produto na tomada de decisões em micros, pequenas e médias empresas: um estudo de caso numa indústria de confecções em Sanharó - PE.

Autores

  • David Batista Maciel
  • José Sebastião Rocha
  • Sídia Fonseca Almeida

Palavras-chave:

Preços Básicos de Produtos

Resumo

O presente artigo trata de um estudo realizado na Bela Linha Confecções Ltda, em Sanharó -Pe, fabricante de roupas de linha, através do qual buscou-se implantar um sistema para formação de custos e preços básicos de produtos que possibilite aos gestores daquela organização uma visualização mais aprofundada desse contexto, à qual possa vir a apoiá-los em importantes tomadas de decisões relativas a receitas de vendas, atendendo, assim, aos objetivos empresariais, tendo, portanto, um referencial adequado para tão importantes resoluções. O trabalho teve como objetivo geral obter o preço básico dos produtos da empresa estudada. Para tanto, foi necessário elaborar o fluxograma de produção, calcular o custo de fabricação dos produtos, diagnosticar as despesas fixas para alocá-las aos produtos, calcular os custos de oportunidades necessários e, finalmente, formar o preço básico dos produtos. Através de pesquisa bibliográfica e da metodologia de estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, buscou-se fazer um levantamento das informações e dados necessários à elaboração de planilhas de custos e de formação de preço básico de produtos, subsídio essencial ao processo decisório empresarial.

Downloads

Como Citar

Maciel, D. B., Rocha, J. S., & Almeida, S. F. A importância dos custos e da formação do preço básico do produto na tomada de decisões em micros, pequenas e médias empresas: um estudo de caso numa indústria de confecções em Sanharó - PE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1877

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas