Redução ao valor recuperável de ativos: uma análise comparativa entre as informações divulgadas pelas empresas participantes do novo mercado e as exigências estabelecidas pelo CPC 01.

Autores

  • Sara Lima Marinho UFU
  • Lisia de Melo Queiroz UFU

Palavras-chave:

Novo Mercado

Resumo

Este artigo tem por objetivo verificar se as empresas, inseridas no segmento Novo Mercado na BM&FBOVESPA, estão seguindo os quesitos pré-estabelecidos pelo CPC 01 (R1) que diz respeito a redução ao valor recuperável de ativos. Refere-se ao impairment test, este teste objetiva assegurar que os ativos não estejam registrados por valores maiores do que efetivamente podem ser recuperados, a chamada recuperabilidade econômica. O presente trabalho utilizou o estudo de Albani e Almeida (2012) como principal ferramenta dentre a literatura já existente por ser desenvolvido na realidade do Brasil e ser abrangente, utilizou-se os critérios por eles expostos para que se pudessem ter parâmetros comparativos dentre os anos. Foram analisadas 128 demonstrações financeiras anuais do ano de 2011 e 130 demonstrações do ano de 2012 . Deste total 110 empresas em 2011 divulgaram realizar o teste de impairment e 116 empresas em 2012 declararam realiza o teste de recuperabilidade econômica. Os resultados demonstraram que não houveram mudanças significativas entre os 3 anos 2010, 2011, e 2012 em relação ao cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo CPC 01 (R1). Pois, a maioria da empresas dizem realizar o teste de impairment, contudo não divulgam a metodologia trabalhada para realizar os mesmos, além das informações serem pouco claras e objetivas o que dificulta a compreensão dos usuários de tais informações. O artigo contribui com a literatura já existente verificando se as companhias estão realizando e divulgando as informações exigidas pelo CPC 01, além de contribuir com os órgãos que normatizam e fiscalizam tais normas.

Downloads

Como Citar

Marinho, S. L., & Queiroz, L. de M. Redução ao valor recuperável de ativos: uma análise comparativa entre as informações divulgadas pelas empresas participantes do novo mercado e as exigências estabelecidas pelo CPC 01. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/189

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos