A importância do Balanced Scorecard como base para um sistema de medição e gestão estratégica de custos: um estudo de caso no setor de turismo em Campina Grande - PB

Autores

  • Lívia De Sá Lira Albuquerque Braga
  • Sídia Fonseca Almeida
  • Wilson Roberto Da Silva

Palavras-chave:

Balanced Scorecard

Resumo

Este artigo trata de um estudo realizado na agência de viagens Golden Tour International Turismo e Câmbio Ltda, situada em Campina Grande-Pb, o qual teve como objetivo geral propor a aplicação do Balanced Scorecard (BSC) na matriz da referida empresa, objetivo este viabilizado por meio da consecução das seguintes etapas específicas: elaboração de um diagnóstico do ambiente competitivo da empresa estudada; desenvolvimento da sua missão, visão e objetivos estratégicos; construção dos seus mapas estratégicos, a partir das quatro perspectivas do BSC; e, por fim, proposta de aplicação do BSC como ferramenta para viabilizar a implementação das estratégias empresariais estabelecidas. O estudo, realizado através de pesquisa bibliográfica e da metodologia de estudo de caso, caracteriza-se por seu caráter exploratório, descritivo e qualitativo.O desenvolvimento deste estudo mostrou que a aplicação do BSC, além de oferecer à empresa um sistema de gestão estratégica e de avaliação de desempenho, pode trazer para a organização alguns benefícios, tais como: aumento da atenção oferecida aos clientes; expansão do mercado de maneira coordenada; desenvolvimento dos colaboradores e estímulo à criação de um ambiente de motivação.

Downloads

Como Citar

Braga, L. D. S. L. A., Almeida, S. F., & Da Silva, W. R. A importância do Balanced Scorecard como base para um sistema de medição e gestão estratégica de custos: um estudo de caso no setor de turismo em Campina Grande - PB. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2136

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos