Contemplando a Subjetividade do ‘Target Costing’: Uma Abordagem Experimental Baseada na Logica Fuzzy (Nebulosa)
Palavras-chave:
Custo MetaResumo
O target costing (custo-meta) foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a decisão de se produzir ou não um determinado produto a partir de seu preço de venda. Entretanto por se tratar de informações estimadas e imprecisas o processo do target costing apresenta uma subjetividade inerente que, quando não levada em conta, pode prejudicar o processo de tomada de decisão que um gestor enfrenta no complexo ambiente organizacional. O objetivo deste estudo é apresentar uma metodologia baseada na lógica fuzzy para modelar a incerteza e a subjetividade inerente ao processo do custo meta. Para isso, foi desenvolvido um modelo relativamente simples, a produção e a venda de raquetes de tênis. A construção do modelo conceitual de target costing envolveu o processo de fuzzificação e defuzzificação das entradas discretas dos componentes de custo do produto. Esse modelo foi implementado com auxílio do software FuzzyTECH®. Os resultados encontrados neste estudo evidenciam que o target costing pode ser aprimorado com o auxilio da lógica ‘fuzzy’.Downloads
Como Citar
BORBA, J. A., Souto-Maior, C. D., & Murcia, F. D.-R. Contemplando a Subjetividade do ‘Target Costing’: Uma Abordagem Experimental Baseada na Logica Fuzzy (Nebulosa). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2146
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos