O Preço de Transferência Interdivisional baseado no Custo de Oportunidade: uma contribuição à Gestão de Custos
Palavras-chave:
Gestão de CustosResumo
No contexto da Gestão Estratégica de Custos e do atual cenário competitivo, avaliar somente os resultados globais das organizações não é o suficiente. São necessárias a mensuração e a análise da eficácia de cada um de seus negócios (divisão). E isto pode ser traduzido também pelo Preço de Transferência e pelo Custo de Oportunidade. O conceito do Custo de Oportunidade, derivado das ciências econômicas, é a mensuração do valor econômico dos fatores de produção que representa a renda líquida gerada por um fator em seu melhor uso alternativo. Sendo assim, este conceito tem sido aprofundado nas áreas econômica e contábil, tendo como resultado um aumento do seu uso no ambiente decisorial das empresas. Este estudo objetiva demonstrar o preço de transferência e o custo de oportunidade na gestão estratégica de custos, utilizando um exemplo prático. O estudo concluiu pela importância da utilização do preço de transferência como forma de avaliar o desempenho de cada divisão, o qual reflete o resultado global da empresa.Downloads
Como Citar
Wachholz, C. R., Benetti, C., Reginato, L., & Veiga, L. O Preço de Transferência Interdivisional baseado no Custo de Oportunidade: uma contribuição à Gestão de Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2169
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos