Custeio do E-Commerce: Um Caso em uma Empresa de Seguros
Palavras-chave:
Custos e SegurosResumo
Este trabalho tem por objetivo avaliar os conceitos de custos utilizados em uma empresa de seguros, tendo como foco principal a área Internet / E-Commerce. A pesquisa faz uma análise evolutiva do cenário setorial de seguros; em seguida apresenta uma revisão acerca dos avanços tecnológicos ocorridos nos últimos séculos - desde a Revolução Industrial até o surgimento do produto virtual. Observou-se que as empresas de seguros, inseridas neste contexto de constantes mudanças, têm vivenciado um novo desafio: como controlar os seus custos em ambientes de alta tecnologia. Diversos trabalhos literários demonstram o quão obsoletos são os sistemas de custos existentes. No caso específico de empresas de seguros, este tema, além de arcaico, é muito escasso, especialmente no que se refere a custo e tecnologia. Baseando-se nesta nova realidade, buscou-se adaptar o sistema de custeio ABC ? Custeio Baseado em Atividades às necessidades da empresa em questão, no caso o departamento de Internet / E-Commerce. O resultado alcançado é que, ao custear os seus produtos, utilizando-se dos métodos tradicionais, a empresa em análise vem obtendo resultados distorcidos dos custos de seus produtos, concluindo-se que, com a utilização do custeio ABC ? Custeio Baseado em Atividades, tais distorções poderiam ser minimizadasDownloads
Como Citar
Leone, S., & Pamplona, E. D. O. Custeio do E-Commerce: Um Caso em uma Empresa de Seguros. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2184
Edição
Seção
Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços