Gestão estratégica dos custos para formação do preço de venda: Um estudo de caso em um supermercado de médio porte

Autores

  • Sergio Silva Braga Junior
  • Edgard Monforte Merlo
  • Silvio Mandarano Scarsiotta
  • Samuel Stabile

Palavras-chave:

Formação de Preço

Resumo

O achatamento da margem de lucro, a concorrência no setor e a redução do poder de compra do trabalhador nos últimos anos, são alguns dos fatores que estão transformando a gestão estratégica dos custos no setor supermercadista, que passa a ser uma necessidade para a sobrevivência das empresas no mercado. O fortalecimento das alianças estratégicas entre fornecedores e varejistas e a tendência à concentração em grandes redes são algumas das tendências propostas para a perpetuação no mercado. Entretanto, isso não basta, pois, se a margem de ganho apresentada pelo produto e conseqüentemente pelo faturamento total não suprir os custos totais da empresa, no curto ou médio prazo, ela terá que encerrar suas atividades. O objetivo do trabalho é identificar e apontar custos que são capazes de causar impacto no preço de venda do produto e que podem ser evitados, prejudicando assim, a competitividade e contribuindo para o fracasso da empresa no mercado em que atua. Para isso, será realizado um estudo de caso em um supermercado de médio porte da cidade de Birigui estado de São Paulo que nos últimos dois anos apresentou um crescimento significando em relação aos outros supermercados varejista da cidade e de mesmo porte.

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Como Citar

Junior, S. S. B., Merlo, E. M., Scarsiotta, S. M., & Stabile, S. Gestão estratégica dos custos para formação do preço de venda: Um estudo de caso em um supermercado de médio porte. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2191

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços