Um Estudo Sobre As Práticas De Mensuração Do Custo da Qualidade Em Um Restaurante Da Cidade de Natal

Autores

  • Tiago Henrique De Souza Echternacht
  • Cintia Almeida

Palavras-chave:

Custos da Qualidade)

Resumo

Os conceitos de Qualidade e Qualidade total difundiram-se com grande velocidade em todo mundo. A busca por novas práticas gerenciais no qual revolucionasse o pensamento administrativo, tornou-se pedra angular para a sobrevivência das organizações. A Gestão da Qualidade total buscou exatamente a melhoria progressiva dos produtos, serviços e desempenho da empresa, em todos os setores, acompanhada de gradativa redução de custos, eliminação de desperdícios, diminuição dos prazos de projeto, produção e atendimento, visando à satisfação do consumidor final, cumprindo assim seu papel junto à sociedade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns conceitos de Qualidade, bem como demonstrar a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade e dos Custos da Qualidade. Finalmente, através de uma pesquisa qualitativa em um restaurante da região metropolitana de Natal (Rio Grande do Norte), pretende-se analisar a relação de controle e mensuração dos recursos consumidos em qualidade pela empresa e seus reflexos no processo produtivo e os retornos obtidos dos investimentos em qualidade.

Downloads

Como Citar

Echternacht, T. H. D. S., & Almeida, C. Um Estudo Sobre As Práticas De Mensuração Do Custo da Qualidade Em Um Restaurante Da Cidade de Natal. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2213

Edição

Seção

Custos da Qualidade