RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CONTABILIDADE: UMA PROPOSTA DE BALANÇO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO Á GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL.

Autores

  • Helena Mara Oliveira Lima
  • Hugo Macário de Brito Pinheiro

Resumo

O desenvolvimento local surge como uma nova estratégia de ação onde atores locais decidem de forma participativa um destino comum ambicionado para o território. Para sua realização é necessário que todos passem a saber qual sua parcela de contribuição e responsabilidade, ficando evidenciados modernos conceitos de democratização da renda e benefícios sociais, sustentabilidade, bem como responsabilidade social. Este trabalho propõe a atuação da contabilidade nas ações de desenvolvimento local contribuindo por intermédio de núcleos de pesquisas, compostos por alunos e professores do curso de ciências contábeis de Instituições de Ensino Superior, devidamente articulados com os atores locais pertencentes ao território em que está inserida. O trabalho resultaria na elaboração de um Balanço Social do Desenvolvimento Local do território, estruturado sobre as perspectivas dos capitais: empresarial, humano, social , natural e tradicional. Seu principal objetivo seria o de gerar informações que auxiliassem a gestão das ações de desenvolvimento de forma equilibrada e responsável permitindo também que a comunidade tomasse conhecimento da evolução do processo.

Downloads

Como Citar

Lima, H. M. O., & Pinheiro, H. M. de B. RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CONTABILIDADE: UMA PROPOSTA DE BALANÇO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO Á GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2315

Edição

Seção

Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social