FORMULAÇÃO DESCENTRALIZADA DAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

Autores

  • Auster Moreira Nascimento
  • Marcos Antônio De Souza
  • Ernani Ott

Resumo

O planejamento estratégico é tido como um instrumento de gestão indispensável para manter a empresa na direção de sua missão, embora na prática, muitas vezes, o resultado alcançado nem sempre é o esperado. Tendo por base este fato, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de identificar a raiz do problema, partindo-se de uma revisão na literatura que trata do tema, e realizando-se uma pesquisa de campo com os executivos de empresas sediadas em São Paulo, selecionadas com base no Cadastro do CIESP Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e da FIESP Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Para o tratamento dos dados coletados, utilizou-se o software SPSSStatistical Package for Social Sciences, incluindo os cálculos estatísticos descritivos, a aplicação de testes qui-quadrado e análise de correlação de Pearson, concluindo-se: 01) o planejamento estratégico é realizado pela maioria das empresas compreendidas pelo estudo; 02) a descentralização do planejamento estratégico é apenas parcialmente praticada; 03) existem associações diretas entre o comprometimento dos gestores, a descentralização do processo e a eficácia do planejamento estratégico.

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Como Citar

Nascimento, A. M., De Souza, M. A., & Ott, E. FORMULAÇÃO DESCENTRALIZADA DAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2331

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual