Formação do preço de venda e da margem de contribuição: um estudo de caso em uma metalúrgica
Palavras-chave:
Preço de vendaResumo
Este estudo tem por objetivo analisar a estrutura de custos de uma metalúrgica da Grande Florianópolis e propor a aplicação do método de custeio variável. A partir da aplicação do método, propõe-se a formação de preço de venda baseada nos custos, ou seja, através do cálculo do mark-up e a identificação da margem de contribuição para os dois produtos analisados. A pesquisa desenvolve-se como um estudo de caso em uma serralheria tipicamente familiar no período de janeiro, fevereiro e março de 2012. A metodologia de pesquisa utilizada quanto aos objetivos é descritiva. Já o enquadramento deste trabalho em relação à abordagem do problema é do tipo qualitativo e quantitativo. Com relação à análise dos dados pesquisados, é do tipo análise documental, ainda podendo-se considerar como uma pesquisa participativa. A partir disto pôde-se propor a aplicação do método de custeio variável, apurando-se a margem de contribuição de cada produto estudado e a taxa do mark-up para formação de preço de venda. A partir dos resultados encontrados, pode-se observar que a margem de contribuição de um portão é mais elevada ao comparada com a grade para janela. Diante disto, propõe-se a empresa um complemento para seu gerenciamento e tomada de decisões.Downloads
Como Citar
Fernandes, A. P., & Lorandi, J. A. Formação do preço de venda e da margem de contribuição: um estudo de caso em uma metalúrgica. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/238
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões