DESPERDÍCIO – UMA QUESTÃO DE CONTROLE

Autores

  • Kátia Sena Sá
  • Elizabete Tinoco Nunes
  • Halcima Melo Batista
  • Daniel Araújo da Silva

Resumo

Apresenta alguns esclarecimentos sobre a gestão de custos, bem como os custos da qualidade e suas ferramentas, os tipos de desperdícios, onde são retratados pontos como as falhas no processo, a utilização da complexidade, o efeito re, as interrupções do fluxo das atividades e variação no processo. Pode-se verificar que os custos de desperdícios derivam do custo da qualidade, que são os custos incorridos por causa da existência ou possível existência da má qualidade. Para explicar o desperdício e suas conseqüências foi utilizada a pesquisa bibliográfica, através de livros e pesquisas na internet, e a de campo, através de um estudo de caso em uma empresa privada. Este estudo tem como objetivo auxiliar na identificação e combate aos desperdícios dentro das organizações. Conclui-se que, sendo o cliente o alvo a ser atingido pelas organizações, é de suma importância a utilização da qualidade, evitando, assim, o desperdício.

Downloads

Como Citar

Sá, K. S., Nunes, E. T., Batista, H. M., & da Silva, D. A. DESPERDÍCIO – UMA QUESTÃO DE CONTROLE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2439

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços