Opções estratégicas teóricas: quais as melhores alternativas para as micro e pequenas empresas?
Palavras-chave:
mercado competitivo brasileiroResumo
O presente trabalho tem como objetivo abordar o modo pelo qual o processo da estratégia emerge, segundo os estudos propostos por duas correntes clássicas - Mintzberg e Porter - e propor uma análise teórica de como implementar este processo para alcançar maior possibilidade de sucesso em micro e pequenas empresas sujeitas às mais variadas circunstâncias presentes no mercado competitivo brasileiro. Faz-se uma revisão da bibliografia sobre como se desenvolve a estratégia segundo os autores mencionados, um exame sobre quais os pontos em comum existentes e as divergências encontradas. A seguir realizamos um relato a respeito de algumas situações a que estão submetidas as micro e pequenas empresas no atual contexto político, econômico e social, de acordo com notícias veiculas pela imprensa, em publicações de jornais, para a seguir estabelecer conexões entre aspectos das teorias e a situação real na qual estão inseridas estas empresas, analisando segundo critérios subjetivos qual ou quais abordagens seriam melhor adaptadas à realidade das micro e pequenas empresas brasileiras, proporcionando em tese um maior índice de sobrevivência de tais empreendimentos.Downloads
Como Citar
Dos Reis, L. G. Opções estratégicas teóricas: quais as melhores alternativas para as micro e pequenas empresas?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2486
Edição
Seção
Gestão de Custos para Micro e Pequenas Empresas