Desenvolvimento e Aplicação de Uma Metodologia para Cálculo do Custo-aluno de Instituições Públicas de Ensino Superior: Um Estudo de Caso
Resumo
O Tribunal de Contas da União, com a finalidade de fazer um diagnóstico na área de ensino superior das universidades federais brasileiras, estabeleceu um conjunto de indicadores de desempenho. Entre esses indicadores, destaca-se o custo corrente por aluno. No entanto, a dificuldade de mensurar e segregar os custos nessas entidades exige que procedimentos sejam desenvolvidos, capazes de contemplar as peculiaridades apresentadas por uma instituição de ensino e, em especial, uma universidade. Este trabalho apresenta uma metodologia para cálculo do custo-aluno para uma instituição pública de ensino superior, contribuindo para superar as dificuldades de controle dos custos educacionais e, conseqüente avaliação de desempenho das universidades. Representa, portanto, um importante avanço nos estudos da área pública relacionados à apuração de custos.Downloads
Como Citar
Silva, C. A. T., Morgan, B. F., & Costa, P. D. S. Desenvolvimento e Aplicação de Uma Metodologia para Cálculo do Custo-aluno de Instituições Públicas de Ensino Superior: Um Estudo de Caso. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2547
Edição
Seção
Gestão de Custos no Setor Público