Estratégias Competitivas e Métodos de Custeio

Autores

  • Alceu Souza
  • Ademir Clemente
  • Carlos Leomar Kreuz
  • Carlos Ricardo Rossetto

Palavras-chave:

Custeio Baseado em Atividades

Resumo

O pressuposto básico desse artigo é o de que há uma dinâmica no mundo dos negócios em que os contextos moldam os paradigmas e estes atuam como referenciais para a formulação de estratégias competitivas. Usa-se esse pressuposto para apresentar, cronologicamente, os métodos de custeio (Absorção, Direto e ABC) vis-à-vis os contextos, os paradigmas e as estratégias competitivas existentes à época de seu desenvolvimento. O objetivo é mostrar como os métodos de custeio, base geradora de informações para a identificação da capacidade de resposta da estrutura às estratégias empresariais, se delinearam naturalmente, segundo as condicionantes de determinado contexto ou paradigma, para prover informações que subsidiassem a formulação e a implementação de estratégias. Argumenta-se que os Métodos de Custeio, com alguma defasagem temporal, também se ajustam a essa nova dinâmica de modificações (contextos-->paradigmas-->estratégias) pela redefinição da ênfase na escolha do objeto de custeio que, de alguma forma, foi moldada anteriormente pela escolha da estratégia.

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Como Citar

Souza, A., Clemente, A., Kreuz, C. L., & Rossetto, C. R. Estratégias Competitivas e Métodos de Custeio. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2555

Edição

Seção

Sistema de Custeio