O Custeio ABC em Empresas Comerciais: Um modelo de aplicação

Autores

  • João Francisco Morozini
  • Aldecir Jose Theodoro
  • Marcos Moreira Pinto
  • Sérgio Cavagnoli Guth
  • Osmar Coronado

Palavras-chave:

ABC no comércio

Resumo

O atual cenário competitivo, onde as empresas estão inseridas, exige dos gestores uma maior importância dada às questões relativas aos custos. Essa preocupação não decorre apenas nas empresas industriais e de serviços, mas também nas empresas comerciais. Para tanto, é necessária a implantação de um sistema de custos nas empresas comerciais, visando à obtenção de informações mais precisas referente ao processo de compra e venda de mercadorias. Nesse contexto, o ABC (Activity-Based Costing), que é baseado em uma estrutura funcional para alocação dos custos indiretos, é uma ferramenta para ser utilizada também nas empresas comerciais. Nesse sentido, o objetivo do artigo é mostrar a aplicação do ABC nas empresas comerciais.

Downloads

Como Citar

Morozini, J. F., Theodoro, A. J., Pinto, M. M., Guth, S. C., & Coronado, O. O Custeio ABC em Empresas Comerciais: Um modelo de aplicação. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2558

Edição

Seção

Sistema de Custeio