Um Novo Método Para Avaliação da Satisfação do Capital Humano e dos Usuários de Serviços Públicos: Uma Aplicação Tópica do Balanço Social Abrangente À Prefeitura de São José

Autores

  • Fátima de Souza Freire
  • Juarez Domingo Carneiro

Palavras-chave:

Balanço Social Abrangente

Resumo

Foi realizada uma aplicação específica do Balanço Social Abrangente, ferramenta para a determinação analítica da performance social de uma entidade a partir de indicadores sociais previamente escolhidos, para avaliação da satisfação dos funcionários e dos usuários dos serviços prestados por uma importante prefeitura do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de São José. Enquanto vinte e nove indicadores foram empregados para se fazer uma prospecção da satisfação do Capital Humano da Prefeitura de São José, treze indicadores foram escolhidos para a determinação do balanço do grau de satisfação dos seus munícipes. A aplicação da metodologia do Balanço Social Abrangente permitiu obter-se números resultantes de balanços com estrutura contábil que caracterizam o grau de satisfação dos funcionários e de atendimento dos munícipes. O método utilizado e os resultados obtidos possibilitam o advento do que se poderia denominar de Auditoria Social do Serviço Público, que seria aquela específica sobre os ativos e passivos sociais de empresas públicas decorrentes das diversas possibilidades de sua mensuração proporcionadas por adaptações do esquema original proposto para o Balanço Social Abrangente.

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Como Citar

Freire, F. de S., & Carneiro, J. D. Um Novo Método Para Avaliação da Satisfação do Capital Humano e dos Usuários de Serviços Públicos: Uma Aplicação Tópica do Balanço Social Abrangente À Prefeitura de São José. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2620

Edição

Seção

Custos da Responsabilidade Social