O Custo-aluno No Ensino Médio Público No Brasil: Resultados de Uma Pesquisa de Campo

Autores

  • Miguel Juan Bacic

Palavras-chave:

custos setor público

Resumo

O presente texto apresenta os resultados de pesquisa de campo que determinou o custo-aluno ano do ensino médio em 71 unidades escolares de 7 Estados do Brasil. Foram definidos e agrupados dois grandes grupos de custo. Tomando a escola como objeto de custo existem os custos diretos da escola e os custos indiretos da escola. Custos diretos da escola são todos aqueles diretamente identificáveis com a unidade escolar (salários de docentes e do pessoal alocado na escola, material e serviços gastos na escola). Custos indiretos da escola são os demais custos relativos a atividade de suporte e de controle educacional que apóiam o conjunto de escolas (custos das delegacias e da administração de todo o sistema escolar). A pesquisa realizada demonstrou a existência de fortes diferenças regionais no custo por aluno ano. Considerando os extremos, observa-se que a diferença chega a 97% no caso dos custos diretos. Dado que o maior item de custo é o salário, a diferença nas remunerações regionais é o principal fator que explica o diferencial custo-aluno. Porem devem ser levantados fatores adicionais importantes tal como o número de alunos por classe, o peso das atividades administrativas, de direção, de apóio e de manutenção e limpeza. A gestão destes fatores possibilitaria uma otimização do custo-aluno sem necessidade de pressionar salários de docentes As informações obtidas possibilitarão ao administrador público melhores elementos para planejar a alocação dos recursos, necessários para enfrentar a demanda crescente por ensino de segundo grau no Brasil.

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Como Citar

Bacic, M. J. O Custo-aluno No Ensino Médio Público No Brasil: Resultados de Uma Pesquisa de Campo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2639

Edição

Seção

A Mensuração de Custos no Setor de Serviços