Target Costing:um Estudo Na Área de Serviços Educacionais
Palavras-chave:
EDUCAÇÃOResumo
O preço sempre foi apontado como elemento importante na decisão de compra do consumidor e, conseqüentemente, como parte do poder de competitividade de uma empresa no mercado. Historicamente definido a partir dos custos de produção, o preço recebe hoje nova abordagem que defende como base de cálculo a percepção de valor que o mercado tem em relação ao produto. A partir dessa visão, a empresa deve gerenciar seus custos para que, no desenvolvimento e lançamento de novos produtos, possa praticar preços competitivos que lhe garantam, também, lucratividade.Esse sistema de gerenciamento de custos recebe o nome de Targeting-Costing ou Custeio-Alvo. Teve sua origem no Japão, na década de sessenta, difundindo-se, mais tarde, por outros países como Alemanha e Estados Unidos, e recentemente começa a ser aplicado no Brasil. Concebido e utilizado na indústria, pode também ser aplicado no setor de serviços, trazendo importante contribuição na definição de preços de serviços.Nesse trabalho apresentam-se os principais conceitos do Custeio-Alvo, procedendo uma breve análise comparativa com as metodologias tradicionais, e procurando demonstrar sua aplicabilidade para o setor de serviços por meio de um estudo de caso na área de educação.Downloads
Como Citar
Peter, M. da G. A., de Araújo, M. das G. A., Abreu, C. B., & Peter, F. A. Target Costing:um Estudo Na Área de Serviços Educacionais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2643
Edição
Seção
A Mensuração de Custos no Setor de Serviços