Custos de Oportunidade Na Gestão da Cadeia de Valor

Autores

  • Armando Catelli
  • Edilene Santana Santos

Palavras-chave:

mensuração

Resumo

A identificação do valor agregado em cada atividade da cadeia de valor, nos seus múltiplos elos com outras cadeias de valor e num ambiente competitivo e em contínua mudança, levanta questões relevantes ao sistema de informações gerenciais. A maioria dos sistemas aborda ainda a cadeia de valor como um problema contábil tradicional de mensuração de custos e não como uma questão de mensuração do valor. Este estudo visa aplicar os princípios e critérios de Gestão Econômica à mensuração do valor econômico agregado em cada atividade da cadeia de valor. Preços de transferência entre atividades fornecedoras e atividades clientes são determinados mediante custos de oportunidade, e possibilitam apurar a margem de contribuição de cada atividade de valor - o valor por ela agregado. Um caso simplificado de uma empresa com atividades de compra, produção, vendas e tesouraria é apresentado como ilustração do sistema. O trabalho apresenta o custo de oportunidade como relevante instrumento de gestão, que possibilita a informação da criação de valor econômico em cada atividade da cadeia de valor mediante a comparação dos custos e benefícios envolvidos em cada decisão, permitindo, em cada elo da cadeia de valor, considerar o valor econômico criado para o próximo elo, até o último cliente.

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Como Citar

Catelli, A., & Santos, E. S. Custos de Oportunidade Na Gestão da Cadeia de Valor. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2648

Edição

Seção

A Mensuração de Custos nas Cadeias Produtivas