Modelo Decisão de Compra e Formação de Preço de Custo No Varejo: Um Estudo de Caso Em Uma Rede de Lojas de Tintas

Autores

  • Humberto Rosa Oliveira
  • Antônio Artur De Souza

Palavras-chave:

Decisão de Compra

Resumo

Na empresa comercial, todos os gastos incorridos desde a compra da mercadoria até o momento em que esteja à disposição da empresa, compõem o Custo da Mercadoria. Conclui-se então, que é no processo de compra que se identifica os componentes básicos formadores do custo das mercadorias destinadas à revenda. Desta forma, a decisão de compra não pode ser objeto de atitudes empíricas, mas, sobretudo, objeto de estudo, o que torna necessário conhecer os elementos que a compõem, sejam eles internos ou externos. Neste contexto, adotamos uma metodologia de caráter descritivo-exploratório, empregando o método de estudo de caso em uma rede de loja de tintas, situada no Estado do Espírito Santo. Utilizamos ainda as técnicas de coleta de dados, entrevista, observação participante e a análise documental para descrever o processo de compra e formação do preço de custo de mercadorias destinadas à revenda. Sem a pretensão de esgotar o tema, o objetivo deste trabalho é estimular a reflexão sobre modelos de decisão de compra e a sua relação com a formação do preço de custo da mercadoria adquirida para revenda no comércio varejista.

Downloads

Como Citar

Oliveira, H. R., & De Souza, A. A. Modelo Decisão de Compra e Formação de Preço de Custo No Varejo: Um Estudo de Caso Em Uma Rede de Lojas de Tintas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2721

Edição

Seção

Os Custos e a Tomada de Decisões