Abordagens de Tecnologia da Informação No Ensino de Contabilidade e Um Sistema Integrado de Gestão Educacional
Palavras-chave:
tecnologia da informaçãoResumo
Este trabalho apresenta um Sistema Integrado de Gestão Educacional e aspectos tecnológicos relacionados a este tipo de sistema e outros correlatos no contexto da gestão organizacional. Além disto, é apresentado o ambiente de pesquisa que tem sido utilizado para seu desenvolvimento formado por alunos de Contabilidade. A metodologia de trabalho empregada tem sido a constante pesquisa bibliográfica sobre Tecnologia da Informação (TI) no contexto educacional e organizacional visando encontrar-se as melhores forma de seu emprego no ensino de graduação de Contabilidade. A execução do trabalho tem-se baseado na manutenção de grupos de trabalho pesquisa que investigam áreas específicas da empresa que é, em seguida, automatizada através de sistemas desenvolvidos pelo grupo. A área de Gestão de Custos foi a primeira a ser implementada através de um sistema que permite o rateio de custos. Em seguida, partiu-se para a implementação de sistemas relacionados diretamente a ele tendo-se a filosofia de integração presente através da manutenção de um banco de dados único que é acessado pelos diversos subsistemas que compõem o sistema integrado de gestão educacional. Neste sentido, tem-se constatado que a TI no ambiente de ensino de Contabilidade pode ser muito bem explorada não somente através da utilização de softwares que implementam atividades de gestão como têm sido produzidas pelo grupo, mas também, pela atividade de desenvolvimento de sistemas em si que pode ser conduzida por esta comunidade e tem gerado excelentes resultados.Downloads
Como Citar
Crisóstomo, V. L., Silva, R. N., & Nogueira, C. E. Abordagens de Tecnologia da Informação No Ensino de Contabilidade e Um Sistema Integrado de Gestão Educacional. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2784
Edição
Seção
Ensino na Área de Custos