Ensino de Custos No Brasil:evidências Empíricas Coletadas Pela Internet
Palavras-chave:
custeio baseado em atividades e ensino de contabilidadeResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga o ensino de custos no Brasil. O objetivo deste artigo é verificar como o Custeio Baseado em Atividades (ABC - Activity Based Costing) está sendo apresentado para os alunos do curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Foi realizada uma pesquisa através de questionário disponibilizado na internet para os professores que ensinam assuntos relacionados a custos em curso de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. Foram obtidas 58 respostas. A pesquisa revela que grande parte dos professores (81%) ensina o Custeio Baseado em Atividades na graduação do Curso de Ciências Contábeis, o que demonstra que esse assunto já está consolidado como um tópico importante do ensino de Custos. Com relação ao nível de escolaridade dos professores que ensinam custos pode ser observado que grande parte dos professores (87%) possui formação acadêmica de mestrando em diante. A maioria dos professores é favorável ao ABC, pois julgam que o ABC é um sistema moderno e capaz de melhorar a performance das empresas. No entanto, existem duas evidências encontradas na pesquisa que podem prejudicar um melhor entendimento por parte dos alunos sobre o funcionamento do ABC que são as seguintes: (a) Grande parte dos professores (74%) tem apenas conhecimento teórico do ABC; e (b) Metade dos professores ensinam o ABC aplicado apenas em indústrias. O conhecimento apenas teórico sobre o ABC induz os professores ensinem este sistema de custeio apenas utilizando exemplos dos livros, a maioria aplicados ao setor industrial, o que foi confirmado através de teste de hipótese realizado.Downloads
Como Citar
Schmidt, P., De Meira, J. M., & Wanderley, C. D. A. Ensino de Custos No Brasil:evidências Empíricas Coletadas Pela Internet. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2785
Edição
Seção
Ensino na Área de Custos