CUSTOS DA QUALIDADE PERCEBIDA

Autores

  • Renilda de Almeida Moura
  • Edinicio de Oliveira Lima
  • Theocrito Pereira Cheibub

Resumo

O ponto de partida do presente estudo é a descrição da evolução histórica do conceito de qualidade no contexto empresarial. O texto prossegue traçando uma linha conceitual, paralela, sobre a mensuração e apuração de custos, criando, assim, pano de fundo para uma reflexão sobre os aspectos da qualidade que transcendem a clássica visão tecnicista da conformidade. Este artigo, em alguns sentidos, produz, sob a perspectiva do criação de valor, uma extensão dos debates sobre a qualidade e os custos envolvidos. E isso significa que procurou posicionar a qualidade na empresa como um padrão de entrega de valor superior ao cliente. O foco do texto, portanto, está centrado na orientação das medidas da qualidade para o valor percebido pelos clientes o que é fundamental para direcionar cada parte da empresa para o conhecimento que estas medidas criam. Ao examinar o problema da qualidade sob o aspecto da mensuração, estacamos as dificuldades na aplicação de um sistema de custo da qualidade em decorrência da intangibilidade dos fatores envolvidos.

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Como Citar

Moura, R. de A., Lima, E. de O., & Cheibub, T. P. CUSTOS DA QUALIDADE PERCEBIDA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2830

Edição

Seção

Os Custos da Qualidade