Administração Pública: Uma Abordagem dos Desafios e Tendências na Mensuração e Gestão dos Custos
Resumo
Na busca das metodologias estratégicas a serem adotadas pelas empresas na atual conjuntura de competitiva, estas estão sentido a necessidade de mudanças nas suas formas de administrar para que as tomadas de decisões obtenham resultados satisfatórios dentro deste novo contexto social. O grande volume de métodos, técnicas, abordagens e preocupação com uma operacionalização eficiente, estimula os profissionais de vários segmentos ao aperfeiçoamento no sentido de equilibrar-se no mercado de trabalho, consequentemente começa a ser formado um novo perfil de profissional. Na mesma formar as empresas procuram acompanhar os avanços, e na Administração Pública não estar sendo diferente, numa época de competitividade, o setor público foi induzido acompanhar as recentes mudanças dos métodos de gestão, no qual o controle dos gastos públicos e a mensuração dos custos tornaram se necessários para gerasse informações seguras de forma a subsidiar o planejamento do orçamento e tomar decisões da melhor forma de aplicar os recurso arrecadados. Reafirmando o compromisso com a sociedade em gerenciar com transparência e eficiência obtendo-se resultados na avaliação de desempenhos das atividades desenvolvidas. O presente trabalho tem os objetivos de demonstrar e conhecer estes atuais métodos adotados no Gerenciamento de Custos e sua aplicação na Administração Pública; avaliar alguns procedimentos de gerenciamento que possibilitariam a eficiência dos serviços prestados a comunidade através da mensuração do desempenho. Embora o controle dos custos estejam estabelecidos no decreto aplicado no âmbito federal, espera-se uma maior abrangência nas demais esferas do País. Na verdade o estudo passou a ter maior importância nos dias atuais, de modo que veio a contribuir com as gerencias no processo das tomadas de decisões, por outro lado também estuda-se a reformulação da Lei 4.320/64 no qual vigora dentro da Administração Pública, de forma a estabelecer critérios de procedimentos e que iria reforçar o compromisso das gestões públicas com a sociedade satisfazendo as expectativas da população em ver os recursos arrecadados aplicados com metas eficientes. A implementação de um sistema informação dentro de um gerenciamento, viabilizaria um orçamento público bem planejado, com missões estratégicas desenvolvidas que facilitasse o governo a condução de administrar os recursos sem imprevistos.Downloads
Como Citar
S. Guimarães, K. M., & Salvà, A. S. Administração Pública: Uma Abordagem dos Desafios e Tendências na Mensuração e Gestão dos Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2956
Edição
Seção
MENSURAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO, NAS EMPRESAS GOVERNAMENTAIS E NAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS.