A RELAÇÃO CUSTO X QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO EM CINCO MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA AMAJA/RS

Autores

  • Cézar Volnei Mauss ULBRA
  • Carlos Alberto Diehl UNISINOS
  • Carina Rambo UPF

Palavras-chave:

Educação

Resumo

No contexto da Lei de Responsabilidade Fiscal, a busca por eficiência e eficácia na gestão pública é estimulada, como meio para obter qualidade com economicidade. A contabilidade de custos pode oferecer informações que apoiam o planejamento e a mensuração de resultados na área pública. É um instrumento que dá amparo à tomada de decisões, ao controle gerencial e favorece a transparência. Com o objetivo de avaliar se um maior gasto em educação se reflete em melhor qualidade de ensino, esta pesquisa compara o custo de um aluno em sala de aula com as notas obtidas pelos municípios no IDEB e com diversos aspectos identificados por meio de um rol de questionários aplicados nas escolas municipais de cinco cidades da região da Amaja/RS. Essas investigações buscaram determinar a qualidade do ensino básico ofertado aos alunos nestes municípios. Com os dados coletados se consegue avaliar a eficiência e a eficácia econômica e também a oferta do ensino. Como principais resultados, verificou-se que os investimentos públicos municipais variam muito de um município para outro. Porém, suas estratégias de ensino, estrutura escolar, formas de ensinar e recursos disponíveis para a prática do ensino não mudam significativamente na amostra pesquisada. Também não foram encontradas formas de ensino inovadoras em relação àquelas comumente utilizadas nas escolas. Assim, os diferentes níveis de investimentos públicos não parecem levar à diferença na qualidade do ensino ofertado nos locais avaliados.

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Como Citar

Mauss, C. V., Diehl, C. A., & Rambo, C. A RELAÇÃO CUSTO X QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO EM CINCO MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA AMAJA/RS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/297

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público