Contributos para a Contabilidade Estratégica: Uma Aproximação à Estratégia Comercial do Sector Têxtil e do Vestuário Português
Palavras-chave:
Desempenho de mercadoResumo
As novas tendências da Contabilidade de Gestão determinam um novo espaço de investigação científica e de desenvolvimento técnico, com características pré-definidas, como seja o estudo dentro da organização. Assim, o conhecimento do negócio ou actividade empresarial torna-se essencial para o seu desenvolvimento. Neste sentido, o presente trabalho centra-se, na emergência da Contabilidade Estratégica, numa proposta de estratégia comercial aplicada ao sector têxtil e do vestuário e o seu desenvolvimento através do planeamento. Os responsáveis das organizações necessitam com frequência de estudos centrados em problemas e oportunidades especificas da área comercial, mas tal como refere Higson e Zimmermann (1998) se a avaliação de um sistema contabilístico não reflectir a verdadeira natureza dos serviços prestados, não só levará a uma relação errada dos custos de produtos como levará, também a variações erradas. Eficiência e ineficiência serão então sobrestimadas ou subestimadas. Para tal, procura-se estudar face as estatísticas disponíveis as características, os procedimentos e os comportamentos das empresas em Portugal e na União Europeia (UE). Assim, procura-se identificar uma aproximação à estratégia comercial desenvolvida pelo sector têxtil e do vestuário.Downloads
Como Citar
de Matos, A. T., & Abreu, R. M. Contributos para a Contabilidade Estratégica: Uma Aproximação à Estratégia Comercial do Sector Têxtil e do Vestuário Português. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2987
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos