Como um Gerenciamento Baseado em Atividades pode Melhorar os Processos de uma Empresa

Autores

  • Lauro Osiro
  • WILSON KENDY TACHIBANA

Resumo

O ambiente empresarial atual caracteriza-se por pressões externas muito fortes. Ao contrário que acontecia na primeira metade deste século, o consumidor atual está exigente e não aceita pagar altos preços provenientes da ineficiência dos processos pois a concorrência oferece diversas opções para um determinado produto. Nesse cenário, a melhoria contínua dos processos é fundamental para garantia de produtos com qualidade, confiáveis e com um preço condizente com as expectativas e desejos do consumidor final e capaz de propiciar um lucro satisfatório para a empresa. Diversas ferramentas de melhoria dos processos surgiram nos últimos anos como: o JIT (Just in Time); TQM (Total Quality Management); Benchmarking; TPM (Total Productive Maintenance); FMS (Flexible Manufacturing Systems) entre outros. Na área de gerenciamento dos custos, a metodologia de custeio ABC (Activity Based Costing) e o gerenciamento baseado em atividades (ABM Activity Based Management) são cada vez mais utilizados. O ABC e o ABM são capazes de oferecer diversos benefícios para uma organização, porém, o enfoque do presente trabalho é analisar como o ABC/ABM pode melhorar continuamente os processos de uma empresa.

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Como Citar

Osiro, L., & TACHIBANA, W. K. Como um Gerenciamento Baseado em Atividades pode Melhorar os Processos de uma Empresa. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3046

Edição

Seção

CUSTOS E TOMADA DE DECISÕES