Estudo de Caso de Custos de Garantia

Autores

  • Silmar Pontel
  • Paulo Augusto Cauchick Miguel

Resumo

Apesar do assunto sobre custos da qualidade não ser recente, esse tema ainda não é muito difundido no Brasil. Este trabalho apresenta uma metodologia para levantamento dos custos da qualidade, onde são descritos os estágios de coleta e análise de custos da qualidade, na categoria de falhas externas. A aplicação da metodologia é feita através de um estudo de caso voltado para os custos com reparos em garantia numa empresa do setor metalúrgico na região de Campinas. Conclui-se que a análise dos custos de falhas externas é uma ferramenta gerencial necessária tendo em vista os gastos decorrentes, no caso apresentado, de reparos em garantia. Desse modo, acredita-se que as empresas que almejam aprimorar sua competitividade no mercado globalizado atual devam coletar e analisar tais custos.

Downloads

Como Citar

Pontel, S., & Miguel, P. A. C. Estudo de Caso de Custos de Garantia. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3058

Edição

Seção

Custos da Qualidade