Gestão de Custos - Política Gerencial na Administração Pública
Palavras-chave:
CusteioResumo
O estudo relata ações integradas voltadas ao aprimoramento do Sistema de Custeamento dos serviços e à implementação da Gestão de Custos em uma Autarquia Municipal, com abordagem para os processos de adequação da metodologia de custeio ao ciclo da prestação de serviços à realidade operacional da instituição. Busca-se com a Gestão de Custos suprir a organização de ferramentas gerenciais indispensáveis ao acompanhamento das metas físicas do orçamento, ao processo de otimização dos recursos disponíveis e, ainda, ao estabelecimento de indicadores de desempenho, aspectos até então preteridos pela Contabilidade Pública. Além disso, demonstra-se que essa iniciativa é possível e essencial no setor público e, propicia a reflexão quanto a necessidade de se modernizar a máquina administrativa, com conseqüente melhoria dos serviços e democratização da informação.Downloads
Como Citar
Gonçalves, M. M., Lage, W. M., Diniz, A. M. M. B., & Carvalhal, R. M. Gestão de Custos - Política Gerencial na Administração Pública. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3061
Edição
Seção
MENSURAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO, NAS EMPRESAS GOVERNAMENTAIS, E NAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS.