Gestão de custos e orçamento na administração pública federal: o caso do Banco Central do Brasil

Autores

  • Adriana Moreira Bastos Faria UFMG

Palavras-chave:

Sistema de custos

Resumo

Nos últimos anos, verifica-se um movimento de transferência de conceitos e práticas típicos da esfera privada para a pública, tais como: eficiência, eficácia, resultados e transparência. Para operacionalizar a aplicação desses conceitos, a administração pública utiliza-se de algumas ferramentas, como a gestão de custos e o orçamento. Este artigo enfoca a utilização de sistemas de custo pelas instituições públicas brasileiras, bem como sugere a implementação de um orçamento baseado em atividades. O artigo analisa o papel da gestão de custos e do orçamento na administração pública e estuda o sistema de custos do Banco Central do Brasil. As evidências sugerem que devem ser tomadas medidas para aumentar a utilização gerencial do sistema, sob pena de torná-lo uma rotina burocrática a ser cumprida.

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Como Citar

Faria, A. M. B. Gestão de custos e orçamento na administração pública federal: o caso do Banco Central do Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/310

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público