A NECESSIDADE DE PROFESSORES QUALIFICADOS E ATUALIZADOS PARA O ENSINO DA CONTABILIDADE

Autores

  • Valcemiro Nossa

Resumo

Com base no novo cenário mundial, no qual reina a era da informação, do conhecimento e das novas tecnologias, onde é exigido do profissional da área contábil (e de outras também) maior poder de fogo, são feitos os seguintes questionamentos: será que os cursos e principalmente os professores de Contabilidade estão preparados para atender a esse avanço? No Brasil, com relação à titulação, apenas 19% dos professores de Contabilidade possuem cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. No que se refere ao regime de trabalho, somente 16% desempenham suas funções em regime de tempo integral. Este artigo apresenta as principais causas que levam a maioria dos docentes a não terem um desempenho adequado nas atividades de ensino. São discutidas também questões relacionadas à importância e preocupações ligadas ao professor que exerce, além do ensino, outras atividades fora da escola, fato comum na atividade contábil. Outro ponto abordado é a necessidade de melhoria na formação dos professores de Contabilidade. O aluno, que é automaticamente o futuro profissional, necessita ter uma formação com competências e habilidades diversificadas, ou seja, uma formação polivalente. Além do conhecimento da Contabilidade e suas aplicações, deve ter-se uma boa noção de métodos quantitativos, informática, economia, administração, finanças, transações internacionais, línguas estrangeiras etc. Para que o profissional tenha todo esse potencial é preciso que se tenha primeiro professores qualificados e atualizados.

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Como Citar

Nossa, V. A NECESSIDADE DE PROFESSORES QUALIFICADOS E ATUALIZADOS PARA O ENSINO DA CONTABILIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3125

Edição

Seção

Educação: Ensino e Prática da gestão de custos numa ótica interdisciplinar