UMA METODOLOGIA EFICAZ NA ANÁLISE DE CUSTOS: PARA CONCESSÃO DE CRÉDITOS POR FACTORINGS ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL

Autores

  • Simone Martins Melo da Costa
  • Delano Macêdo de Vasconcelos
  • Roberto Luiz Barreto Ramos
  • Fátima de Souza Freire

Resumo

Constata-se neste trabalho que é fundamental um controle gerencial das empresas de factoring na política de concessão de crédito às pequenas e médias empresas (PME) brasileiras. Uma análise do método do cálculo da formação do fator de compra para aquisição de títulos das PME por parte das empresas de factoring será apresentada. Para a composição do fator de compra são incluídos a taxa mínima de atratividade, despesas administrativas, despesas financeiras, despesas tributárias, risco esperado e o retorno de lucro desejado. O objetivo da formação do fator de compra consiste na mensuração do impacto que cada um dos componentes citados anteriormente tem sobre o resultado final desejado. Este método permite adotar critérios precisos na política de concessão de créditos e asseguram uma melhoria no recebimento dos mesmos.

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Como Citar

da Costa, S. M. M., de Vasconcelos, D. M., Ramos, R. L. B., & Freire, F. de S. UMA METODOLOGIA EFICAZ NA ANÁLISE DE CUSTOS: PARA CONCESSÃO DE CRÉDITOS POR FACTORINGS ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3158

Edição

Seção

Custos e Tomada de Decisões: Modelos e Experiências