MODELO DE MENSURAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Resumo
Uma das suas principais contribuições do custeio baseado em atividades, activity based costing (ABC) é a expansão de sua aplicação, ou seja, além das empresas tipicamente industriais, vem sendo utilizado em empresas com atividades comerciais e nas empresas de serviços. Destaca-se que o uso desta técnica possibilita a identificação das causas ou atividades que dão origem aos custos, gerando informações sobre a relevância e constância destes custos. Permitindo aos gestores programar, direcionar ou até mesmo eliminar determinados custos. Sem ter a consciência de que o processo de implantação do ABC, é minucioso, em alguns casos demorado, muitos empresários rejeitam, ou questionam os resultados. Este trabalho pretende além de repassar muitos conceitos indispensáveis para o entendimento do assunto, aplicar estes conceitos em uma estrutura existente, que não possui um sistema integrado de informações, a fim de chamar atenção sobre a importância de informações exatas e confiáveis que poderão ser úteis para entendimento da Organização como um todo e não apenas uma facção. O trabalho foi realizado em uma Instituição de Ensino, onde pretendeu-se apontar a direção, para o desenho de um modelo de custeio baseado em atividades.Downloads
Como Citar
Longo, L., Lopatiuk, C., Campos, G., Burali, S., & Leonel, S. O. MODELO DE MENSURAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3163
Edição
Seção
Modelos de mensuração e gestão de custos no comércio, serviços, entidades sem fins lucrativos