A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Autores

  • José Mário Coelho
  • Maria Carolina A.F. Souza

Resumo

A permanência continuada no mercado das pequenas empresas está condicionada, principalmente, a dois fatores: o seu posicionamento em nichos especializados e a perfeita delimitação do grupo estratégico em que atuam. A importância desses dois aspectos é ampliada pelo ambiente competitivo, no qual as pequenas empresas operam. Esse embate está se tornando cada vez mais complexo e mais sujeito a mudanças devido à mundialização das atividades e à rápida introdução de novas tecnologias, aguçando a percepção da incerteza por parte dos agentes responsáveis pelo processo decisório nas empresas. A sobrevivência nessas circunstâncias torna-se essencial a construção (e reconstrução) de cenários ao longo do tempo torna-se, se incorporada às rotinas empresariais, valiosa ferramenta de apoio para a definição de estratégias, para atenuar os efeitos dessas incertezas, apesar de parecer paradoxal. Afinal como e para que construir cenários em situação de mutação constante? Cenários bem construídos permitem visualizar as possíveis posições futuras e caminhos disponíveis para deslocar-se para uma nova posição no mesmo cenário ou em direção a novos cenário. O aprendizado gerado naturalmente da experiência de construir e de se capacitar a construir cenários, permite também enxergar oportunidades e ameaças que de outra forma permaneceriam invisíveis aos gestores das empresas. Na construção de cenários, os construtores tornam-se menos míopes.

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Como Citar

Coelho, J. M., & Souza, M. C. A. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3206

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos com Elemento de Suporte da Competitividade