Análise das diferentes abordagens do conceito de Custo Total para o Consumidor

Autores

  • Júlio Orestes da Silva USP
  • Taísa Abade USP
  • Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr FEA/USP e FACIC/UFU
  • Márcio Luiz Borinelli USP
  • Welington Rocha FEA-USP

Palavras-chave:

Consumidor

Resumo

Custo Total para o Consumidor (CTC) é um dos conceitos da gestão estratégica de custos que consiste em reconhecer e mensurar os custos de um produto desde a compra até o descarte, incluindo produtos complementares necessários ao funcionamento do produto principal. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar, analisar e interpretar as características e peculiaridades das diferentes abordagens do Custo Total para o Consumidor. Trata-se de um ensaio teórico com base em revisão de literatura sobre o tema, seguida de análise e discussão dos conceitos abordados, para propor uma definição de CTC. A análise crítica dos estudos demonstrou a existência de três abordagens, com base em três usuários distintos: fornecedor, cliente e consumidor. Esta diferenciação permitiu inferir que, apesar da aplicação do mesmo conceito, os diferentes usuários têm objetivos diversos, acesso a informação de forma, qualidade e quantidade diferentes, o que acaba por demonstrar a importância desta diferenciação e as oportunidades de desenvolvimento de estudos em relação a todas as abordagens. Com base nos achados do estudo, foram levantados fatores condicionantes para a adoção do CTC, bem como os fatores críticos de sucesso. Outra contribuição do estudo foi a identificação de lacunas e sugestões de futuras pesquisas que contribuam para a evolução do tema.

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Como Citar

da Silva, J. O., Abade, T., Fehr, L. C. F. de A., Borinelli, M. L., & Rocha, W. Análise das diferentes abordagens do conceito de Custo Total para o Consumidor. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/323

Edição

Seção

Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos