COMO O MÉTODO PDCA PODE APERFEIÇOAR O SISTEMA DE GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO?
Resumo
O sistema de gestão é um conjunto integrado de missão, princípios, conceitos, valores, processos gerenciais e operacionais, destinado à identificação dos objetivos, ameaças e oportunidades, avaliação dos pontos fortes e fracos e a tomada de decisões. Nesse sistema, a fase do planejamento é uma antecipação do processo decisório, porque determina o quê, como e quando fazer, antes da execução. Esse processo é o que se denomina de ciclo de decisão, que pode ser apresentado em quatro etapas: tomada de decisão, implementação, avaliação e recomendação (Ackoff, 1982, p.69). As diversas áreas de atividades da empresa necessitam serem realimentadas por: decisão, implementação, avaliação e recomendação, resultando pontos a serem observados, quando da formulação de novo planejamento. Assim, o método PDCA pode contribuir para obter um constante aperfeiçoamento do sistema de gestão, e conseqüentemente, do processo de tomada de decisões, para que a organização possa manter-se inserida no novo ambiente de competição econômico-financeiro, obtendo eficácia na realização das metas estabelecidas e no cumprimento da sua missão.Downloads
Como Citar
de Santana, C. M. S., & CARASTAN, J. T. COMO O MÉTODO PDCA PODE APERFEIÇOAR O SISTEMA DE GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3269
Edição
Seção
CUSTOS E TOMADA DE DECISÕES