CULTURA ORGANIZACIONAL E MODELO DE GESTÃO CONCEITOS, INTERAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EFICÁCIA
Resumo
A cultura organizacional, importante variável do ambiente empresarial, não tem sido adequadamente relacionada à eficácia do sistema empresa, principalmente em trabalhos que tratam de gestão de custos em tempos de competição cada vez mais acirrada. A cultura organizacional, entendida como o conjunto de princípios, crenças e valores partilhados por um grupo de pessoas em uma empresa, tem como um dos principais formadores o Modelo de Gestão. Este último, apesar de não estar formatado em documentos, existe em toda organização, uma vez que pode-se perceber que toda atividade desenvolvida em qualquer delas, obedece a uma estruturação ou padronização mínima, resultante das normas que compõem o modelo de gestão. A interação do modelo de gestão e da cultura organizacional é fundamental para o nível de eficácia obtido nas atividades desenvolvidas na empresa, pois é o principal definidor da forma como as coisas devem acontecer. O modelo de gestão ideal, apresentado de forma sucinta no trabalho, permite que uma cultura organizacional voltada para a flexibilidade e o controle, bem como para os ambientes interno e externo, apesar do paradoxo implícito, seja possível de existir em uma mesma organização. De acordo com este modelo e a resultante cultura organizacional, a organização pode estar preparada para os diversos tipos de desafios que normalmente se defrontam em virtude da crescente característica de mudança do ambiente atual dos negócios.Downloads
Como Citar
Crozatti, J. CULTURA ORGANIZACIONAL E MODELO DE GESTÃO CONCEITOS, INTERAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EFICÁCIA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3289
Edição
Seção
GESTÃO DE CUSTOS E AS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL