CUSTO DE OPORTUNIDADE
Resumo
O presente trabalho objetiva evidenciar o conceito do Custo de Oportunidade como fundamental para o processo de controle e gestão das organizações. A partir da investigação de suas origens e interpretações, desde a abordagem econômica, passando pela interpretação contábil (e sua utilização em caráter excepcional na contabilidade brasileira), é examinada uma abordagem alternativa onde o conceito assume importância primordial no processo de gestão da empresa. O Custo de Oportunidade é visualizado como recurso que assume relevância no processo de decisão entre alternativas mutuamente excludentes, sendo que a Controladoria é apresentada como o elemento organizacional responsável pela operacionalização do conceito, adequando-o ao modelo de gestão, no processo de busca da eficácia empresarial.Downloads
Como Citar
Silva, A. dos S., dos Reis, E. A., & Leão, L. de C. G. CUSTO DE OPORTUNIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3320
Edição
Seção
O Papel da Controladoria na Gestão Estratégica de Custos