Métodos quantitativos aplicados à análise de custos em micro e pequenas empresas: um estudo de caso realizado em uma empresa do setor varejista de autopeças
Palavras-chave:
Micro e pequenas empresasResumo
Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, anualmente, no Brasil, são criados mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais, sendo que, desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas (MPEs) e empreendedores individuais. Diante da importância econômica e social das MPEs e da pouca atenção dada por elas à produção de informações gerenciais como meio de apoio a tomada de decisões, este trabalho teve por objetivo aplicar a metodologia quantitativa da análise de regressão linear em um conjunto de dados primários e produzir informações que possibilitassem análises do tipo custo-volume-lucro (CVL), a partir de um estudo de caso único realizado em uma pequena empresa do setor varejista de autopeças. Tudo isso, considerando que a empresa alvo desse estudo possui suas informações acumuladas, de forma muito simplista, em planilhas eletrônicas. Levando-se em consideração as limitações referentes à utilização da análise CVL em empresas que trabalham com mais de um tipo de produto, a aplicação da análise de regressão linear simples permitiu: separar os gastos da empresa investigada em fixos e variáveis; identificar qual a sua margem de contribuição percentual; estimar qual o volume mínimo de receitas para atingir o seu ponto de equilíbrio contábil; e, identificar a existência de uma margem de segurança operacional. Adicionalmente, foi possível utilizar as informações produzidas a partir da análise de regressão linear para estimar, preditivamente, qual o montante dos gastos relacionados ao custo das mercadorias vendidas mensalmente e das respectivas despesas mensais.Downloads
Como Citar
Carmo, C. R. S., Lima, J. A. C., Martins, V. F., Pereira, V. S., & Soares, A. B. Métodos quantitativos aplicados à análise de custos em micro e pequenas empresas: um estudo de caso realizado em uma empresa do setor varejista de autopeças. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/348
Edição
Seção
Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos