SISTEMAS DE CUSTOS DA PRODUÇÃO: A GESTÃO DE CUSTOS FABRIL PARA A COMPETITIVIDADE

Autores

  • Álvaro Luís Veloso

Resumo

Os sistemas de custo da produção devem permitir a criações de diferentes visões de custos a partir das necessidades dos usuários. As quatro visões básicas são a competitiva, a estratégica, a operacional e a financeira, refletindo os horizontes de futuro-presente-passado. A montagem destes sistemas depende do estabelecimento dos critérios de valorização e dos métodos de custeio. Neste ambiente, o planejamento operacional de custos depende da elaboração de um modelo de custos baseado no Activity Based Management (ABM), pela habilidade deste em tratar as máquinas e os fluxos de produção dentro de uma visão integrada com os métodos de gestão da produção, sejam eles baseados na teoria das restrições, células de produção, MRP,etc.. O primeiro passo é a montagem de um sistema que esteja configurado para a mesma linguagem do homem de fábrica, eliminando as divergências entre a linguagem financeira e a produtiva. Finalmente, a decomposição da máquina em diferentes atividades e estadospermite o gerenciamento individualizado dos custos e o estabelecimento de estratégias produtivas apropriadas à redução de cada um dos custos associados a estas atividades. Para isto, é importante tratarmos em separado a questão da gestão dos lotes de fabricação, dos gargalos e dos gargalos flutuantes dentro das linhas.

Downloads

Como Citar

Veloso, Álvaro L. SISTEMAS DE CUSTOS DA PRODUÇÃO: A GESTÃO DE CUSTOS FABRIL PARA A COMPETITIVIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3501

Edição

Seção

Modelos de mensuração e gestão de custos nas áreas industrial, agrícola, de serviços, educação e no setor governamental.