A disciplina de contabilidade de custos para contadores: um estudo nas universidades federais da região norte do Brasil
Palavras-chave:
Estrutura CurricularResumo
O presente artigo tem por objetivo avaliar a estrutura curricular dos cursos de contabilidade das Universidades Federais da Região Norte no Brasil para identificar a relevância da disciplina de Contabilidade de Custos no Processo de Formação de Contadores. Para atingir este objetivo são analisadas as estruturas curriculares e ementas de cinco cursos de graduação e 01 de mestrado em contabilidade. Nos programas analisados há espaço destinado para disciplinas de custos e análise de custos, com diferentes nomenclaturas. A carga horária e o período na estrutura curricular são semelhantes entre os cursos analisados, e a disciplina, em sua grande maioria é considerada obrigatória. Quanto aos temas, percebe-se alinhamento com as diretrizes nacionais, contudo, apesar de apresentar muitos dos tópicos básicos sugeridos nas diretrizes do currículo mundial, não seguem a estrutura proposta. Verifica-se também que carecem de maior carga horária para estudos avançados em gestão de custos, seja como obrigatória ou optativa.Downloads
Como Citar
da Rosa, F. S., da Rosa, V. S., Soares, S. V., & Pfitscher, E. D. A disciplina de contabilidade de custos para contadores: um estudo nas universidades federais da região norte do Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/355
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos